Grupo de NanotecnoloGIA

E ciência à nanoescala

Texto

 

    O Grupo de Nanotecnologia e Ciência à Nano-Escala (GNCN), criado em 1992 pelo Professor Rui Lobo do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL), possui instalações laboratoriais no Campus da Caparica, designadas genericamente por Laboratório de Nanofísica e Energia (LNE), onde é realizada investigação científica e desenvolvimento tecnológico nestas áreas.


    As actividades no GNCN e LNE assentam nos recentes progressos de Nanofísica, com especial ênfase nas suas aplicações aos paradigmas alternativos de energia e de sustentabilidade, sobretudo no que releva para a eficiência e captação energéticas e aspectos ligados à economia do hidrogénio (produção e armazenamento). São estudados e desenvolvidos processos e protótipos inovadores nas áreas da Engenharia e Física da Propulsão e Energia, particularmente envolvendo hidrogénio, células de combustível e energias renováveis.


    Faz parte actualmente do Centro de Tecnologias e Sistemas (CTS-UNINOVA) na FCT-UNL e mantém colaboração com o Instituto de Ciência e Engenharia de Materiais e Superfícies (ICEMS) no IST. Está também envolvido em colaborações com outros centros e departamentos da FCT-UNL, em particular o Departamento de Física .


    O GNCN-LNE colabora também com o PERLs (Propulsion and Energy Research Labs) que é uma associação científica sem fins comerciais, formada no âmbito de um acordo entre investigadores de diferentes universidades portuguesas, e da qual o Professor Rui Lobo é co-fundador.